(11) 99800-0294
Atendimento WhatsApp

Dependente químico: como ajudar?


Dependente químico: como ajudar?

clinica de recuperação vittaA dependência química é uma doença. Ela acontece quando a pessoa se encontra viciada em drogas pesadas, como a cocaína, a heroína, o crack, etc. Para os dependentes, é quase impossível largar o vício sozinho.

Em muitos momentos, pode ser difícil compreender exatamente o que está acontecendo na cabeça de um dependente químico. Contudo, o suporte dos familiares e dos amigos é essencial para um tratamento eficaz.

A melhor maneira de tratar uma pessoa viciada em drogas é levá-la a uma clínica de reabilitação, como a Clínica de Recuperação Vitta, que possui um ótimo currículo em tratar de dependentes químicos e proporcionar recuperação para uma vida saudável.

O tratamento usual envolve a desintoxicação (limpar o organismo do paciente das drogas), a psicoterapia (sessões com psicólogos) e a reinserção social (trazer o dependente de volta a uma rotina normal).

Confira abaixo como tratar o dependente químico

Não julgue

Livre sua mente de julgamentos. Cada um lida com seus problemas de uma maneira. As pessoas são diferentes. Reflita bastante antes de discutir e de generalizar a dependência química. Tente se colocar no lugar do outro, pratique a empatia e a paciência.

Siga o exemplo da Clínica de Recuperação Vitta: seja compreensivo, responsável e respeitoso quando for apoiar o dependente químico. Se não fizer isso, piorará a situação.

 Seja o ombro amigo

Não force a pessoa a conversar, mas esteja lá por ela caso precise desabafar. Fale menos e escute mais. Saber que pode contar com alguém é essencial para a recuperação do dependente.

É exatamente por isso que a psicoterapia é tão importante para a reabilitação. A mente é a base: ela precisa ser tão bem tratada quanto o corpo. A Clínica de Recuperação Vitta tem terapeutas muito experientes para cada caso.

 Mostre que a vida vai muito além das drogas

O dependente químico acha que a única coisa prazerosa é usar a droga. Então é essencial revelar a quantidade de belezas e variedades que ele está perdendo no mundo.

Cozinhe, jogue, passeie, assista a filmes. Mesmo que seja difícil no começo, continue fazendo esforços.      

 Esteja presente

Faça de sua participação um elemento protagonista no tratamento. Percorra a estrada com ele, mesmo que seja cheia de obstáculos. Com força de vontade, amor e esperança o impossível não existe.

                                   

 Lembre-se de procurar uma clínica de recuperação para avaliações e exames o mais rápido que puder. O processo de recuperação tem como fase inicial o diagnóstico do grau da doença para ter noção de qual tipo de tratamento é o mais benéfico para o dependente.

Tratamentos para Dependência Química, Alcoolismo e Transtornos Psquiátricos


Tratamento Alcoolismo

O Alcoolismo é uma doença crônica, caracterizada pelo consumo compulsivo de álcool onde o indivíduo se torna tolerante aos efeitos da bebida.

Tratamento Ansiedade

Neste momento, uma em cada quatro pessoas no mundo está com uma sensação de aperto no peito, sentindo o coração bater mais rápido,

Tratamento Bipolaridade

O transtorno bipolar é um problema em que as pessoas alternam entre períodos de muito bom humor e períodos de irritação ou depressão.

Tratamento Ciúme Patologico

O ciúme é uma emoção complexa. Pode ser definido como a percepção da ameaça da perda de uma relação valiosa para um rival real ou imaginário.

Tratamento Cleptomania

Apesar de sempre causar muita curiosidade, cleptomania é uma doença pouco estudada, mal compreendida e cercada de preconceitos.

Tratamento Comportamento Sexual Compulsivo

Antes de começar a discutir qualquer questão a respeito da compulsão sexual

Tratamento Compra Compulsiva

Preocupação excessiva, perda de controle sobre o ato de comprar; aumento progressivo do volume de compras; tentativas frustradas de reduzir ou controlar as compras

Tratamento Dependência Química

A dependência química é uma síndrome caracterizada pela perda do controle do uso de determinada substância psicoativa.

Tratamento Depressão

A depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. No sentido patológico, entre os sintomas,

Tratamento Farmacoterapia

A Farmacoterapia refere-se ao tratamento de pacientes com medicamentos ou fármacos. Diferentes classes de agentes farmacológicos

Tratamento Jogador Compulsivo

Muitas pessoas adoram se reunir com os familiares ou amigos nos finais de semana para jogar algum tipo de jogo como, baralhos, dominó, videogame, etc.

Tratamento Tabagismo

Tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde uma doença pois a nicotina que o cigarro contém causa dependência e provoca alterações físicas,

Blog


Planos de saude