(11) 99800-0294
Atendimento WhatsApp

O uso de Drogas entre os Caminhoneiros no Brasil : outra visão (dependência química)


O uso de Drogas entre os Caminhoneiros no Brasil : outra visão (dependência química)

Não é segredo para ninguém que os caminhoneiros, de forma geral, vivem em péssimas condições de trabalho, salários irrisórios, estradas desestruturadas e etc. A lei dos caminhoneiros 13.103/2015, deveria ter vindo para melhorar, mas, infelizmente, não foi o que ocorreu, pois, dentre outros, permitiu o Acordo Coletivo, em diversos assuntos, diretamente com o empregador  e isso deixou o trabalhador mais vulnerável, sem falar que cerca de 20% dos caminhoneiros trabalham de forma autônoma. Mas, este não é o objeto dessa reflexão. Pretende-se, neste texto, falar um pouco sobre o alarmante uso de drogas entre os profissionais da categoria e como isso tem causado uma dependência química crônica.

Pesquisas apontam que, de cada dez caminhoneiros, seis fazem uso de algum tipo de medicamento (rebite: nomenclatura genérica). Os motoristas depois de tanto tempo de trabalho fazem o famoso “quarentinha” (frase de caminhoneiro), descansam 40 minutos e voltam ao trabalho fazendo uso de medicação. As substâncias utilizadas pela categoria fazem com que estes profissionais fiquem de 12 a 18 horas sem dormir e comendo quase nada. Isso, além de colocar suas próprias vidas em risco, causam grande quantidade de acidentes que afetam terceiros que não tem nada a ver com esta atividade laboral.

O desobesi (inibidor de apetite), medicamento que foi proibido em 2011, mas que ainda é encontrado no “mercado negro” é vendido por cerca de apenas 20 reais, consta na sua composição a substância femproporex, essa medicação atua diretamente sob o neurotransmissor neroadrenalina e causa dependência profunda. A anfetamina, menta-anfetamina, êxtase, crack e a cocaína também são usadas entre os profissionais dessa área e são estimulantes do sistema nervoso central, aumentando a capacidade física e mental durante a sua ação, causando também profunda dependência. Temos tratamento adequado em Clínica para Dependentes Químicos que pode ajudar tais profissionais a se livrarem da dependência e voltarem a trabalhar sem a necessidade do uso de tais substâncias. A internação talvez seja a melhor opção para desintoxicação e tomada de decisões para encontrar um mecanismo que venha a livrar os caminhoneiros do fantasma da dependência química.

A utilização medicamentosa indiscriminada desses psicotrópicos podem causar lesões cerebrais, esquizofrenia, paranoia, síndrome do pânico e várias outras doenças que, além da dependência química, levam enfermidades gravíssimas que o levarão até mesmo à morte. Não cabe aqui julgar nenhum profissional que luta no dia a dia para levar o pão pra casa, mas, sim, refletir sobre um assunto de saúde pública que merece a devida atenção. Queremos que o Brasil cresça e se desenvolva, mas não às custas da saúde de profissionais que ficam presos a esses medicamentos porque precisam entregar rápido para ter uma remuneração um pouco melhor. É bom lembra que a maioria não ganha mais que dois salários mínimos para deixarem suas vidas nas estradas.

Quero destacar o primeiro tópico do Protocolo de Estocolmo de 1972 (Declaração da Conferência de ONU no Ambiente Humano) que diz: “1. O homem é ao mesmo tempo obra e construtor do meio ambiente que o cerca, o qual lhe dá sustento material e lhe oferece oportunidade para desenvolver-se intelectual, moral, social e espiritualmente. Em larga e tortuosa evolução da raça humana neste planeta chegou-se a uma etapa em que, graças à rápida aceleração da ciência e da tecnologia, o homem adquiriu o poder de transformar, de inúmeras maneiras e em uma escala sem precedentes, tudo que o cerca. Os dois aspectos do meio ambiente humano, o natural e o artificial, são essenciais para o bem-estar do homem e para o gozo dos direitos humanos fundamentais, inclusive o direito à vida mesma”.

Acreditamos que a saúde pública, engloba várias situações, mas, nossa atuação se dá em ajudar pessoas que sofrem com a dependência química e que, em alguns casos, a internação é a única saída para devolver ao ser humano a dignidade que precisa para viver bem e livre da “cadeia” do uso de substâncias psicoativas que o levam a degradação. Caso esteja precisando de ajuda não deixe de nos procurar, somos especialistas e trabalhamos com Clínica de Recuperação para Dependentes Químicos, ajude a salvar uma vida, pois, esse é o nosso bem mais valioso.

 

Grato.

Arthur Benny da S. Braña – historiador e cientista jurídico.

Tratamentos para Dependência Química, Alcoolismo e Transtornos Psquiátricos


Tratamento Alcoolismo

O Alcoolismo é uma doença crônica, caracterizada pelo consumo compulsivo de álcool onde o indivíduo se torna tolerante aos efeitos da bebida.

Tratamento Ansiedade

Neste momento, uma em cada quatro pessoas no mundo está com uma sensação de aperto no peito, sentindo o coração bater mais rápido,

Tratamento Bipolaridade

O transtorno bipolar é um problema em que as pessoas alternam entre períodos de muito bom humor e períodos de irritação ou depressão.

Tratamento Ciúme Patologico

O ciúme é uma emoção complexa. Pode ser definido como a percepção da ameaça da perda de uma relação valiosa para um rival real ou imaginário.

Tratamento Cleptomania

Apesar de sempre causar muita curiosidade, cleptomania é uma doença pouco estudada, mal compreendida e cercada de preconceitos.

Tratamento Comportamento Sexual Compulsivo

Antes de começar a discutir qualquer questão a respeito da compulsão sexual

Tratamento Compra Compulsiva

Preocupação excessiva, perda de controle sobre o ato de comprar; aumento progressivo do volume de compras; tentativas frustradas de reduzir ou controlar as compras

Tratamento Dependência Química

A dependência química é uma síndrome caracterizada pela perda do controle do uso de determinada substância psicoativa.

Tratamento Depressão

A depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. No sentido patológico, entre os sintomas,

Tratamento Farmacoterapia

A Farmacoterapia refere-se ao tratamento de pacientes com medicamentos ou fármacos. Diferentes classes de agentes farmacológicos

Tratamento Jogador Compulsivo

Muitas pessoas adoram se reunir com os familiares ou amigos nos finais de semana para jogar algum tipo de jogo como, baralhos, dominó, videogame, etc.

Tratamento Tabagismo

Tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde uma doença pois a nicotina que o cigarro contém causa dependência e provoca alterações físicas,

Blog


Planos de saude